Tempo estimado de leitura: 3 minutos O verão é sinónimo de muitas coisas: disfrutar, desconexão e calor. Uma das atividades mais procuradas é refrescar-se na água, mas por muito agradável que seja, pode também ter efeitos negativos no nosso corpo, tais como causar olhos vermelhos do cloro na piscina. Neste artigo explicaremos o que […]
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O verão é sinónimo de muitas coisas: disfrutar, desconexão e calor. Uma das atividades mais procuradas é refrescar-se na água, mas por muito agradável que seja, pode também ter efeitos negativos no nosso corpo, tais como causar olhos vermelhos do cloro na piscina.
Neste artigo explicaremos o que precisas de ter em conta para protegeres os teus olhos tanto da água como do sol.
Olhos vermelhos depois de nadar: Como o cloro afeta a visão
Muitas pessoas passam por piscinas sendo portadores de impurezas (impregnadas na pele e suor), e estas permanecem na água da piscina. Algumas das bactérias que devem ser removidas destas águas são salmonelas, E. coli ou outros microrganismos que podem causar diarreia ou ouvido de banhista.
O cloro é uma das opções frequentemente utilizadas para ajudar a eliminar todos estes microrganismos e reduzir a hipótese de infeção. De facto, é utilizado tanto em piscinas de água doce como de água salgada.
As piscinas, como regra geral, não devem cheirar a cloro. Quando uma piscina cheira a cloro pode ser devido a uma falta de manutenção. A principal causa é uma mistura de compostos químicos chamados cloraminas, que são produzidos pela combinação de desinfetantes clorados com suor e/ou urina de banhistas.
Como o cloro é um químico, pode causar reações na superfície do olho. Pode causar irritação ocular, vermelhidão ou sensibilidade à luz.
No entanto, a principal razão por detrás dos olhos vermelhos após contacto com a água da piscina é a presença de cloraminas.
Olhos vermelhos e outros efeitos da cloramina
Alguns dos sintomas causados pela água com cloro da piscina são:
- Olhos vermelhos e comichão
- Conjuntivite ou olhos irritados
Também é altamente recomendável tomar banho antes de entrar para ajudar a remover a sujidade e o suor e evitar que escorra para a água.
O que pode ser feito em relação aos olhos vermelhos depois de nadar?
Se sentires desconforto ocular após o banho, podes usar lágrimas artificiais. Outra coisa a ter em conta é tomar precauções e usar óculos de piscina ou de água quando estiveres a dar um mergulho.
Como acabar com os olhos vermelhos? Protege a visão do sol
Os olhos, tal como a pele, devem ser protegidos do sol. Quando fores à piscina ou à praia, não tens apenas de proteger os olhos dos efeitos da água. Também se deve prestar atenção aos efeitos da radiação UV (tanto UVA como UVB).
Tal como esta radiação pode afetar negativamente a pele, também pode afetar os olhos. Eis algumas formas simples de proteger os teus olhos do sol e prevenir o aparecimento de possíveis doenças relacionadas com a exposição e o envelhecimento da pele:
- Usa óculos de sol que bloqueiam 99-100% da luz UVA e UVB.
- Usa um chapéu que proteja o rosto e a parte superior da cabeça. Podem bloquear até metade de todos os raios UV dos olhos e pálpebras.
Lembra-te que em dias nublados é também aconselhável seguir as mesmas precauções contra o sol, uma vez que a radiação pode passar através da névoa.
Agora que conheces algumas das precauções durante o verão, só tens de te divertir e refrescar! Adota todos os cuidados necessários para evitares ter olhos vermelhos e irritados ao mergulhar na piscina.