Tempo estimado de leitura: 3 minutos Os teus olhos tornam-se mais sensíveis à luz agora durante o verão? Não te preocupes, é normal. No verão passamos muito mais horas ao ar livre – na praia, na piscina e com amigos. Definitivamente, é a época com mais luz solar. É, por isso, que devemos ser […]
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Os teus olhos tornam-se mais sensíveis à luz agora durante o verão? Não te preocupes, é normal. No verão passamos muito mais horas ao ar livre – na praia, na piscina e com amigos. Definitivamente, é a época com mais luz solar. É, por isso, que devemos ser extra cautelosos com a exposição ambiental, tendo especial cuidado com os nossos olhos, para evitar a fotofobia ou danos oculares relacionados com a exposição UV.
O que é a fotofobia?
É um desconforto ocular que aparece em luz brilhante ou iluminação excessiva, o que nos leva a fechar os olhos como medida de proteção. Ter fotossensibilidade não é uma doença, mas um sintoma que pode ocorrer por várias razões e em vários graus de intensidade.
Em muitos casos, a fotofobia é um sintoma que nos avisa que algo está errado, pelo que devemos prestar especial atenção se começarmos a sofrer de uma maior sensibilidade à luz.
Se usas lentes de contacto ou sofres de olho seco, precisas de ser ainda mais vigilante, pois os utilizadores de lentes de contacto são os que correm maior risco de lesões oculares e fotofobia.
As pessoas que sofrem de olho seco, pelo o olho estar irritado, tornam-se mais suscetíveis a ficar com a visão danificada devido à fotossensibilidade. Por esta razão, ao mínimo desconforto, é aconselhável ires a um especialista para verificares a tua saúde ocular.
Quais são os sintomas de fotofobia?
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:
- Olhos secos com sensação de irritação.
- Comichão ou picada nos olhos.
- Desconforto quando exposto a luz intensa.
- Necessidade de fechar os olhos.
- Olhos vermelhos com sensação de ardor.
- Dor ocular e dor de cabeça.
- Visão turva.
- Lacrimejar excessivo.
Como podemos proteger os nossos olhos para evitar fotofobia?
Quando notamos que temos sensibilidade à luz, qualquer que seja a causa, devemos tomar uma série de medidas para proteger os nossos olhos, sobretudo, no verão:
- Ao ar livre, recomenda-se a utilização de óculos de sol aprovados com filtros UV para evitar quaisquer problemas oculares. O uso de óculos pode ser desconfortável para as crianças, pelo que é aconselhável usar toucas com viseiras para proteger também os seus olhos;
- Na água, especialmente em piscinas, deves evitar o contato dos olhos com o cloro, uma vez que pode causar irritação ocular. O uso de óculos de natação que selam bem o olho é a melhor forma de prevenir as condições oculares;
- Não é aconselhável conduzir se padeces de fotossensibilidade, e se conduzires, é aconselhável usar óculos de sol polarizados, uma vez que este tipo de lentes neutraliza a luz solar;
- Evita usar lentes de contacto nas praias e piscinas, o que pode prevenir possíveis infeções;
- Evita a exposição continuada a ares condicionados que favorecem a secura ocular pela evaporação da lágrima fisiológica;
- No caso de notares os olhos irritados ou secos, utiliza lágrimas artificiais com uma alta concentração de ácido hialurónico e sem conservantes – pode ajudar a hidratar o olho.
Estas medidas podem ajudar a reduzir a fotofobia, sobretudo, no verão. No entanto, se notares que tens desconforto ou demasiada intolerância à luz, consulta um médico para um diagnóstico adequado – esperar demasiado tempo pode agravar o problema.