No inverno, cuide dos seus olhos mais do que nunca! O inverno chegou e com ele vêm muitas mudanças. Durante esta estação, as temperaturas são mais baixas, experimentamos mudanças de temperatura mais bruscas, além de deixarmos de usar óculos de sol.  Em geral, o nosso corpo fica mais seco devido à epiderme não se renovar […]

No inverno, cuide dos seus olhos mais do que nunca! O inverno chegou e com ele vêm muitas mudanças. Durante esta estação, as temperaturas são mais baixas, experimentamos mudanças de temperatura mais bruscas, além de deixarmos de usar óculos de sol. 

Em geral, o nosso corpo fica mais seco devido à epiderme não se renovar tão rapidamente. Além disso, em relação aos nossos olhos, tendemos a esquecer o cuidado constante que eles precisam, o que afeta nossa saúde visual e pode levar ao desenvolvimento de olhos secos.

Por que é tão importante cuidar dos nossos olhos? Para evitar o aparecimento de distúrbios oculares, como o olho seco, é fundamental cuidar da saúde visual durante todo o ano. Algumas maneiras de fazer isso são:

1. Hidratar os olhos

Seja piscando voluntariamente para estimular a produção de lágrimas ou usando colírios que hidratam a área ocular.

2. Não esfregar os olhos

Limpe e massageie seus olhos com solução salina e/ou lenços oftálmicos. Muitas vezes, temos o hábito ruim de esfregar os olhos quando estão com coceira, mas isso é contraproducente. O melhor a fazer quando sentimos corpos estranhos nos olhos é lavar a área com solução salina.

3. Humidificadores

Sabemos que o frio nos leva a ficar dentro de casa com aquecimento, mas o uso excessivo de aquecimento e ar condicionado pode ressecar o ambiente e, consequentemente, seus olhos. O uso de humidificadores pode ajudar a compensar esse efeito.

4. Check-ups

Faça check-ups visuais regularmente e consulte o seu oftalmologista, especialmente se usar óculos ou lentes de contato.

Como identificar a doença do olho seco 

A prevenção é a melhor opção, por isso, para concluir, aqui estão algumas dicas para identificar os sintomas do olho seco:

Secura:

É o sintoma mais evidente e pode ocorrer quando o olho não produz lágrimas suficientes ou porque as lágrimas produzidas são de baixa qualidade e evaporam rapidamente.

Irritação, ardor e queimação:

Devido à secura ocular, você pode sentir desconforto relacionado à falta de hidratação e lubrificação dos olhos, além de coceira.

Sensação de corpo estranho: 

Você pode sentir como se tivesse «algo» nos olhos, como um cílio, areia ou sujeira, mas isso é apenas uma sensação.

Vermelhidão:

O sintoma mais evidente é a vermelhidão na área ocular. Outros sintomas menos comuns incluem muco ao redor dos olhos, devido ao excesso de secreção para proteger a área; maior sensibilidade à luz, dificuldade em usar lentes de contato e olhos lacrimejantes.

Além do clima de inverno, pode haver outras causas para o olho seco, que são importantes de considerar para uma detecção e prevenção eficazes.