Cuidar das crianças implica estar atento a muitas coisas, como evitar quedas, garantir que elas recebam todas as vitaminas necessárias e fazer todas as revisões pertinentes, verificar se a visão está correta, entre outras medidas. Com o passar do tempo, a síndrome do olho seco deixou de ser apenas uma preocupação dos adultos, e é […]

Cuidar das crianças implica estar atento a muitas coisas, como evitar quedas, garantir que elas recebam todas as vitaminas necessárias e fazer todas as revisões pertinentes, verificar se a visão está correta, entre outras medidas.

Com o passar do tempo, a síndrome do olho seco deixou de ser apenas uma preocupação dos adultos, e é importante saber como cuidar da visão das crianças que mais ama. Por isso, hoje vamos falar sobre as possíveis causas do desenvolvimento desta patologia ocular, quais são alguns dos sintomas de olho seco e como cuidar da visão das crianças para prevenir esta doença.

Quais são as causas que podem causar olho seco nas crianças?

Existem vários fatores que afetam os olhos, tanto em adultos como em crianças. A diferença neste caso é o comportamento e a consciência da atividade em questão. A que nos referimos?

Em primeiro lugar, aos dispositivos eletrónicos. Tablets, telemóveis, computadores… Hoje em dia, é bem sabido que as crianças já nascem com um smartphone na mão. Não é incomum ver carrinhos com crianças com menos de dois anos a segurar um telemóvel, ou crianças que, a caminho da escola, estão entretidas a assistir aos seus desenhos animados no tablet. Enquanto isso, os pais distraem-se de outras maneiras.

A que isso leva? Para cuidar da visão das crianças, é importante saber que quando elas observam algo com atenção, esquecem-se de piscar. Elas forçam a visão para não perderem nenhum detalhe do que estão a ver e, assim, os olhos ficam expostos. Mais tarde, quando terminam, esfregam os olhos, ficam vermelhos e piscam com mais frequência do que o normal para aliviar os sintomas de olho seco devido ao comportamento anterior.

Além disso, também podemos acrescentar a baixa humidade no ambiente devido ao uso de aquecimento e ar condicionado, o fumo do tabaco ou a má qualidade do ar devido à poluição ambiental, que também afetam a saúde ocular das crianças e adultos. 

Como cuidar da visão das crianças e prevenir o olho seco?

Para evitar o pior cenário, o cuidado da visão das crianças passa por limitar o uso de dispositivos eletrónicos. Embora seja um esforço para os pais, o melhor para os mais pequenos, tanto a nível ocular como a nível físico geral, é brincar ao ar livre. Ir ao parque, jogar à bola, socializar ou simplesmente jogar jogos de tabuleiro em casa com a família são estímulos melhores e têm mais benefícios para as crianças.

Em qualquer caso, pode-se permitir o uso de dispositivos eletrónicos, mas com condições:

  1. Distância

A distância entre o ecrã e a criança deve ser superior a 1 metro. É ideal fixar a televisão na parede ou simplesmente marcar um local para o dispositivo e outro para a criança. Desta forma, a visão não será forçada em excesso.

  1. Tempo

O tempo de uso não deve ser excessivo. E não se entende por excessivo 5 horas; 2 horas já são muito para uma criança. O melhor, de acordo com os especialistas, é limitar o uso de ecrãs a meia hora por dia para uma criança com menos de três anos.

Além disso, outros cuidados para a visão podem incluir: melhorar a qualidade do ambiente em casa na medida do possível com humidificadores e purificadores de ar; e, para evitar desconforto, pode-se usar colírios antes de realizar qualquer atividade que exija mais esforço visual, como o uso de tablets, smartphones, computadores, etc., e adotar o hábito de limpar e massagear bem a área ocular.

Como detetar o olho seco? 

Se, após tudo isto, suspeitar que o seu filho pode apresentar sintomas de olho seco, como uma piscadela mais frequente do que o normal, coçar os olhos devido a secura ou desconforto, como a sensação de areia, o melhor é sem dúvida fazer uma visita ao oftalmologista.

O profissional, com testes simples, saberá detetar se se trata de secura ocular ou de outro problema ocular e tomará as medidas necessárias para o cuidado dos olhos da criança.