As viagens de avião reúnem vários dos fatores externos que favorecem o aparecimento de sintomas de olho seco. Conhece as causas mais comuns de olho seco nos aviões: Secura ambiental: as cabines dos aviões utilizam circuitos de ar condicionado de baixa humidade para garantir a pressurização necessária à segurança dos passageiros. Consequentemente, o ambiente no […]
As viagens de avião reúnem vários dos fatores externos que favorecem o aparecimento de sintomas de olho seco. Conhece as causas mais comuns de olho seco nos aviões:
- Secura ambiental: as cabines dos aviões utilizam circuitos de ar condicionado de baixa humidade para garantir a pressurização necessária à segurança dos passageiros. Consequentemente, o ambiente no interior do avião pode ser até 30% mais seco do que no exterior. O ar condicionado e o olho seco estão intimamente relacionados, uma vez que um ambiente seco é um dos fatores que contribuem para o aparecimento de sintomas de olho seco.
- Mudança de temperatura: o próprio sistema de ar condicionado dos aviões significa que a temperatura pode ser muito diferente da do exterior. As mudanças bruscas de temperatura também podem afetar o aparecimento de olhos secos.
- Falta de sono: os nossos olhos também precisam de descanso e a classe económica não é normalmente o local mais confortável para dormir uma sesta. Quando viajamos longas distâncias a horas que interferem com as nossas horas de sono habituais, é mais provável que sintamos olhos secos.
- Iluminação artificial: a luz no interior da cabina e os ecrãs dos telemóveis e dos computadores que entretêm a nossa viagem podem ser prejudiciais para os nossos olhos.
Como estamos expostos a todos estes factores durante várias horas, é normal que, durante uma viagem de avião, sintamos desconforto nos olhos: olhos vermelhos, comichão, irritação, sensação de areia ou visão turva são alguns dos sintomas que podem indicar que estamos a sofrer de olhos secos.
Estando expostos a todos estes factores durante várias horas, é normal que os nossos olhos sintam desconforto durante uma viagem de avião: olhos vermelhos, comichão, irritação, sensação de areia ou visão turva são alguns dos sintomas que podem indicar que estamos a sofrer de olhos secos.
Como podemos cuidar dos nossos olhos durante uma viagem de avião?
Com uma boa preparação, é possível prevenir eficazmente os olhos secos durante uma viagem. Ao preparar-se para viajar, considera as seguintes dicas antes de voar:
1. Voar durante o dia
Se possível, programa a tua viagem durante as suas horas habituais de vigília. Isto ajuda a manter em sintonia com o teu relógio biológico e evitará que os teus olhos fiquem cansados.
2. Deixa os teus olhos dormir uma sesta
É difícil dormir num avião, mas mesmo que não consigas adormecer, mantém os olhos fechados durante algum tempo. Isto ajudará a hidratá-los.
3. Não passes muito tempo em frente aos ecrãs
Embora o ecrã do telemóvel, do computador ou do avião seja uma grande tentação para aliviar o tédio, a exposição à sua luz pode acentuar a secura dos olhos.
4. Não te esqueças de pestanejar
Se não resistes a ver um episódio da tua série preferida, por ler um livro, pois a frequência com que pestanejas diminui. Lembra-te de pestanejar frequentemente para ajudar a lubrificar os seus olhos.
5. Melhor sem lentes de contacto
Embora o olho seco e as lentes de contacto sejam compatíveis, as lentes de contacto intensificam os sintomas de olho seco. Se passar muito tempo em viagem, passe a usar óculos.
6. Afasta-te das correntes de ar
O ar condicionado e o olho seco estão intimamente relacionados. Evita que o ar sobre a tua cabeça incida diretamente sobre ti.
Com estas dicas de cuidados oculares, é muito menos provável que sejas afetado pelo olho seco. Mas a derradeira preparação é tomar medidas de tratamento caso surjam os primeiros sintomas de olho seco.
Se as condições na cabina do avião ultrapassarem as tuas precauções, tem à mão lágrimas artificiais. Estas são o remédio mais eficaz para aliviar os sintomas de olho seco e tornarão a viagem num prazer, mesmo que surjam olhos secos.